domingo, 24 de abril de 2011

Paróquias realizam missas do lava-pés

A partilha do pão e do vinho, último gesto de Jesus Cristo antes de sua morte na cruz, é relembrada hoje pela Igreja Católica na missa da ceia do Senhor, também conhecida como cerimônia do lava-pés. A missa é a primeira das três mais importantes celebrações da Semana Santa. As outras duas, a adoração da cruz e a vigília pascal, que acontecem amanhã e sábado, respectivamente, formam o tríduo pascal.

Com horários variando entre 19, 19h30 e 20 horas, as paróquias de Olímpia celebram nesta quinta-feira (21), a cerimônia da instituição da Eucaristia, popularmente conhecida como missa do Lava Pés. Segundo comentou o diretor da ONG Humanizar, Genival Miranda, em seu Facebook, “a celebração relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com os 12 apóstolos. Também nesta missa, o padre lava os pés de membros da comunidade, repetindo o que Cristo fizera com o grupo, antes de ser traído por um deles e condenado a morte na cruz…”

A cerimônia de hoje rememora a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes de ser entregue aos soldados romanos. Neste encontro, ele reparte com seus seguidores o pão e o vinho como símbolos de seu próprio corpo e sangue. O gesto de partilha marca a instituição da eucaristia, um dos sacramentos da Igreja. Depois da partilha, Jesus lava os pés de cada um deles. O ato simbolizaa instituição de outro sacramento, o sacerdócio.

Blog Leonardo Concon

O mandamento do amor, elemento básico da teologia cristã, também é instituído durante a reunião. Lavando os pés dos discípulos, Jesus deixa o exemplo de que a Eucaristia é um encontro de irmãos onde ninguém é maior ou menor. É lugar da fraternidade, onde Deus se dá como alimento e por isso também todos devem se doar em favor da construção de um reino de justiça e paz.A missa celebra a entrega total de Jesus em favor da humanidade.

O gesto de Cristo será repetido hoje em todas as paróquias da cidade. Pessoas da comunidade representam os discípulos, como forma de atualizar a mensagem de Jesus. Após a celebração, a maioria das igrejas ficam abertas até a zera hora em. vigília. Os fiéis prostam-se em oração diante do Santíssimo Sacramento, que simboliza a presença de Jesus.

Fonte: Blog do Concon

Nenhum comentário:

Postar um comentário