sexta-feira, 11 de junho de 2010

História de Trindade


Em Trindade - denominada nesta época de Barro Preto - por volta de 1840 foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria até o local onde foi construído uma igreja para abrigar tal artefato. Ao longo dos anos diversas pessoas se juntaram próximo a essa igreja formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.
Dom Eduardo Silva, Bispo de Goiás, esteve no Distrito de Barro Preto em 1891 e nomeou como administrador do Santuário o Pe. Francisco Inácio de Sousa para que novenas fossem conduzidas por sacerdotes e acabar com a exploração indevida dos fiéis até que pudesse instalar no povoado uma Congregação religiosa para conduzir a romaria ao Divino Pai Eterno. As novenas no vilarejo passaram a ser conduzida por sacerdotes
Aconteceu em 1897 um conflito entre fazendeiros e redentoristas, a revolta foi encabeçada pelo fazendeiro Cel. Anacleto Gonçalves. Os conflitos seguiram nos anos seguintes, quando Dom Eduardo fez uma portaria estabelecendo regras para a romaria. Os líderes da subversão da ordem não se conformaram com essas normas. Mas depois os moradores viram as dificuldades da romaria continuar sem os padres e os revoltosos pediram perdão ao Bispo e a romaria de 1904 já foi feita novamente com a presença dos redentoristas em Trindade.
Campinas é levada a categoria de Município em 1907 tendo os arraiais de Barro Preto e São Sebastião do Ribeirão (atual Guapó) incorporados a ele. Dois anos após a criação do município de Campinas é criado o distrito de Barro Preto e alterado seu nome para Trindade. Cinco anos mais tarde é a vez de Ribeirão se tornar distrito. Em 1911 e 1912 foi construído o atual Santuário “velho” (Igreja Matriz).
Trindade foi levada a categoria de Vila Velha em 16 de julho de 1920, cuja instalação se deu em 31 de agosto de 1920. tendo seu território desmembrado de Campinas e ficando a ele anexado o distrito de Ribeirão. Sete anos depois sua sede é elevada à categoria de Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário